IPA , muito além da viagem de navio

quinta-feira, 18 de março de 2010

Então você gosta de IPA e sempre conta pro amigos como os ingleses colocaram mais álcool e lúpulo na cerveja para conservação durante a viagem para Índia. Adivinhei?
Então, para renovar seu repertório, vamos trazer uma nova luz a este fato (talvez isso não seja novo para você também...sem problemas).
A maioria defende que este estilo de cerveja foi criado especificamente e intencionalmente para suportar a viagem e matar a sede e a saudade dos bravos soldados em Calcutta, bonito... Mas não é só isso.

Lá por 1700 o estilo Porter era muito famoso e querido na Inglaterra, era uma Porter mais forte com 7,5 de álcool. Esta cerveja viajava bem (tinha bastante álcool!) e seria a primeira pedida dos soldados por ser a número 1 (trocadilho terrível...) da época. É por isso que existem bastante evidências deste estilo de cerveja chegando na Índia naquela época.

E a IPA?!

George Hodgson, cervejeiro da Bow Brewery, é citado em algumas fontes como criador da IPA mas não existe nenhuma prova histórica que comprove este fato. Para explicar esta confusão vale citar que a cervejaria Bow era muito perto do porto onde atracavam os navios que iam e voltavam da Índia e que em determinada época George Hodgson produziu uma leva de "October Bitter Ale" que partiu em viagem para a Índia, sendo a primeira não Porte a embarcar mar a dentro.
No balanço do mar turbulento do Cabo da Boa esperança a October Ale do Hodgson sofreu um tipo de maturação que levaria 2 anos em um porão. A receita da October Ale para criar uma cerveja específica para passar 2 anos em um porão não era novidade na época sendo considerado um estilo comum.

Sendo assim, por puro destino e muitas ondas, a October chegou na Índia em boa forma e o nome de George Hodgson foi imediatamente vinculado a cerveja. Mas nada disso foi planejado pelo senhor George (pelo menos não existe registro). Depois desta sorte grande coube a cervejaria Bow tirar proveito da facilidade de acesso ao porto e acabar controlando 50% do mercado na Índia.

Como na vida nada se cria, tudo se copia, os concorrentes da cervejaria Bow começaram a produzir o mesmo estilo já denominado de IPA (lembram que a receita era comum?).

Bem, agora é esperar a próxima oportunidade de abrir uma IPA (a Indica da Colorado é boa pedida!) e fazer cara de historiador.

Post adaptado de um artigo da beerchurch: http://www.beerchurch.com/

1 comentários:

Leo Oliveira disse...

ótima matéria !!
parabéns a Abradeg, e, VIDA LONGA !!!!

cheer's,

Leo / BEERTASTE