Harmonização

segunda-feira, 29 de março de 2010

Muito se fala sobre harmonização; Muita besteira e muita coisa interessante. Sendo assim, como escapar das armadilhas e dos falsos especialistas? Aprenda o básico, teste bastante e tenha personalidade. Sim, tanto para escolha de uma cerveja ou estilo favorita a harmonização também depende de personalidade. É esse ponto especial, apoiado pelo conhecimento, que vai dar ao degustador um ponto de vista baseado em seu gosto e não em tendências ou modas.
É importante lembrar que a harmonização da cerveja inclui alguns obstáculos diferentes do mundo do vinho (já habituados a esta prática), a carbonatação é um dos principais exemplos e outro é a lupulagem.
Então, como posso harmonizar? Duas linhas principais:

- Contraste: Quando a cerveja e o prato tem características antagônicas que acabam por se complementar ou ressaltar o sabor destes. Ostras com uma boa Stout por exemplo. A combinação dá tão certo que criou até uma denomiação: Oyster Stouts.

- Semelhança: É buscar pontos parecidos entre o prato e a cerveja, provocando quase uma unidade durante a degustação. Um bom exemplo é a Duvel acompanhando um belo salame italiano.

Repararam que só citamos alimentos não preparados? (vão direto pra boca sem molho etc...) Isso foi proposital já que o feitio dos pratos vai transformar totalmente a experiência. É aquela história: o que você chama de risoto pode não ter nada a ver com a receita de verdade, o feijão da sua mãe pode ter bem mais tempero que o feijão do restaurante da esquina.
Por isso é muito importante perguntar:

- É assado? É frito? Cozido?
- Seco ou com bastante molho?
- Qual o molho que acompanha? Quais os temperos utilizados?

Estes tipos de pergunta vão te ajudar a guiar na harmonização e evitar estragar tudo por conta de um molho agridoce no camarão.

Ficou complicado? Não tem problema, aí vai a dica:

http://beeradvocate.com/beer/style_pairings


Esta lista do Beer Advocate é ótima e fácil de pilotar. Pegue alguns exemplos, tente executar em casa e comece aos poucos a testar suas combinações, sem esquecer nunca da palavra HARMONIA. Isso significa que os pratos e as cervejas devem se equilibrar e não se destruir.

Não esqueça de comentar aqui a sua última experiência na harmonização!

0 comentários: