Como servir cerveja

terça-feira, 16 de março de 2010


Você deve estar achando muita prepotência nossa querer ensinar voê como servir cerveja certo? OK, mas vamos seguir naquela linha: Existe sempre algo que podemo melhorar.

1 - Escolha o copo perfeito
Se você não tem o copo específico desta marca de cerveja escolha algum com design parecido, os cálices de Rochefort 10 podem ser substituídos por taças abertas para água e as de trigo, por exemplo, por copos long drink. Use copos lisos e transparentes.
Tente buscar em lojas do tipo algumas alternativas baratas para os copos específicos, assim você pode comprar em maior número e servir aos seus amigos.

2 - Lave o copo!
Use sabão líquido não oleoso, com ph neutro e sem corantes ou perfumes. Enxague bem e evite deixar restos de água. Copos gelados são legais para cerveja de trigo mas não se aplicam a uma Urthel 12 por exemplo, tudo depende da temperatura adequada para servir.

3 - Sirva
Não precisa segurar a cerveja pelo fundo. Atente apenas para inclinar o copo em 45º e mirar a cerveja no centro da parede inclinada do copo, não mantenha o copo longe nem muito perto da garrafa.

4 - Espuma
Quando o copo estiver na metade coloque-o em 90º e distancie um pouco a garrafa para gerar espuma. A espuma é muito importante tanto para o visual quanto para o corpo e aroma da cerveja, sendo dois dedos sua medida ideal. Vale procurar no rótulo ou site da cervejaria a quantidade de espuma ideal para o rótulo em questão.

Algumas dicas especiais:

  • Para Ales em geral é melhor deixar apenas um dedo de espuma, muita espuma atrapalha o amargor do lúpulo
  • Nas de trigo é bom tomar cuidado para não exagerar na espuma. Ao final guarde um pouco de cerveja no fundo e gire para incluir os sedimentos quando servir.
  • Stouts precisam de um bom colarinho, caprixe até a metade e deixe-a descansar continuando depois
  • A Pilsners devem, por tradição, ser despejadas diretamente no vidro vertical formando bastante espuma até ultrapassar o topo do copo

1 comentários:

Anônimo disse...

Imagino que para tirar cerveja on tap seja a mesma coisa né?
Acaba que sempre me enrolo com a alavanca e coloco espuma demais ou líquido demais...

Valeu!
João M.