Como degustar cerveja

terça-feira, 16 de março de 2010

Nos perguntam durante as degustações festivas e formais (explicaremos a diferença em outro post) se existe uma forma correta de se degustar cerveja, alguma forma que facilite a análise sensorial da cerveja. Sempre respondemos que cabe a cada um descobrir sua forma predileta de observar cada aspecto da cerveja mas que existem algumas práticas quem vem dando certo. Retiramos o guia abaixo do Beer Advocate (vale a pena se cadastrar!) e colocamos alguns dos nossos toques pessoais:

LookOlhe
Pare um pouco e observe a cerveja em diferentes distâncias, evite apontar para um foco de luz, preferindo, se possível, usar um pano branco (guardanapo) como fundo para evitar influências do ambiente. Limpe as laterais do copo se necessário. Desta forma observe sua espuma, cor, carbonatação, consistência, presença de resíduos etc... (postaremos em breve nosso padrão de análise sensorial)
AgitateAgite
Agite a cerveja com carinho pelo copo observanddo sua consistência, quanto a espuma prende pelo copo, a carbonatação e a duração da espuma. Esse hábito aumenta a liberação de odores, o que facilita para os que não tem um olfato tão apurado.
SmellCheire
90-95% da experiência da cerveja está no olfato. respire pelo nariz rapidamente duas vezes, e com sua boca aberta, e então através da boca apenas (o nariz e a boca estão conectados, complementando a experiência). Agite novamente e repita o processo. Gosto também de fechar o copo com a mão as vezes para acumular o aroma e permitir a análise de algumas notas não tão óbvias.
TasteSaborear
Agora dê um bom gole, não sacuda ela pela boca como fazem com o vinho mas deixe a cerveja passar por toda sua língua, enquanto isso sinta os sabores e o corpo da cerveja. Expire o ar pelo nariz durante este processo para liberar o retro-gosto e o retro-olfato. Espere a cerveja aquecer um pouco e repita todo o processo, assim ela vai liberar algumas notas escondidas ou se mostrar mascarada pela baixa temperatura.

0 comentários: