Qual o valor da cerveja?

segunda-feira, 22 de março de 2010

Durante nossos encontros e degustações muito se fala a respeito do mercado cervejeiro, as tendências, monopólios, comparas, vendas e principalmente sobre o valor das cervejas consumidas. É claro que qualidade implica em maior valor, mas até quando estas duas variáveis estão alinhadas? Até que ponto aquela cerveja vale mesmo quanto você paga (independente do quanto você gosta dela) ?
Pensando nisso começaremos aqui no blog da ABRADEG uma coluna para falar do mercado da cerveja e seus impactos no bolso de quem bebe.


Vamos começar dando uma olhada no mercado Brasileiro, mercado que mesmo com a crise cresceu 5% em um ano, ultrapassando em consumo total o mercado alemão.
As empresas do setor tiveram neste ano um aumento de 11% em seu faturamento por conta do aumento do valor por litro que subiu em média 7,3%. O aumento neste faturamento também é
atribuído ao aumento do consumo por parte do público de classe C, impulssionado pelas embalagens econômicas, o famoso litrão.

A AMBEV (líder mundial de mercado usando o boné dourado da INBEV) está no topo do mercado nacional, sendo seguida pela Schin e a Petrópolis. Na lanterninha fica a FEMSA que produz a marca Kaiser e acaba de ser comprada pela Heineken (holandesa).

Se em volume o Brasil só perde para os USA e para a China, em consumo por pessoa o cenário é bem diferente:

Rank
(2003)

Country

Consumption
(Litres)

2003-2004
increase
(633 mL
bottles)

Total national consumption
(in ML[B])






1 Czech Republic 156.9 -3.2 1,878
2 Ireland 131.1 -7.1 521
3 Germany 115.8 -3.2 9,555
4 Australia 109.9 -7.6 1,678
5 Austria 108.3 -3.6 855
6 United Kingdom 99.0 -3.6 5,920
8 Belgium 93.0 -4.7 970
7 Denmark 89.9 -9.8 486
16 Finland 85.0 11.7 437
10 Luxembourg 84.4 -0.5 39
9 Slovakia 84.1 -8.5 456
12 Spain 83.8 0.9 3,376
13 United States 81.6 -0.3 23,974
11 Croatia 81.2 -4.3 365
14 Netherlands 79.0 -2.7 1,269
15 New Zealand 77.0 -1.9 313
17 Hungary 75.3 2.8 755
18 Poland 69.1 -2.7 2,670
19 Canada 68.3 -0.2 2,183
22 Portugal 59.6 3.6 627
26 Bulgaria 59.5 4.4 448
23 South Africa 59.2 3.0 2,530
29 Russia 58.9 9.3 8,450
21 Venezuela 58.6 0.0 1,525
24 Romania 58.2 1.4 1,302
25 Cyprus 58.1 1.7 45
20 Switzerland 57.3 -2.2 426
27 Gabon 55.8 -0.9 76
32 Norway 55.5 8.7 249
30 Mexico 51.8 0.6 5,435
28 Sweden 51.5 -3.9 464
31 Japan 51.3 0.6 6,549
33 Brazil 47.6 1.3 8,450
34 South Korea 38.5 0.0 1,897
36 Colombia 36.8 0.3 1,658

China 22.1 3.8 28,640
O que explica a colocação do Brasil? A principal causa pode ser a grande fatia de impostos, pelo menos é o que explica o SINDICERV (Sindicato Nacional da Indústria de Cerveja) em seu site:
"
Embora esse consumo tenha sido incrementado nos primeiros anos de implantação do Plano Real (1994/1995), saltando de 38 litros/ano por pessoa para 50 litros/ano/habitante, o nível se mantém estável desde então, especialmente porque, ao se levar em conta o baixo poder aquisitivo de boa parte de seus consumidores, o preço do produto é alto. Na saída da fábrica, seu custo é um dos menores do mundo. Porém até chegar ao consumidor final a cerveja sofre a incidência de uma série de tributos, conforme demonstra o gráfico abaixo."

Somando a questão dos impostos existem mais um fator importante, a questão sócio cultural. E é sobre isso que falaremos em um próximo post.

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