Missão África - ABRADEG em Moçambique

terça-feira, 1 de junho de 2010

Atualmente se falarmos em África pensamos logo em Copa do Mundo! Mas a idéia deste post é apresentar para os “amigos Brasileiros” (como somos carinhosamente chamados em Moçambique) um pouco do quê é degustado naquelas terras.

A África é o terceiro continente mais extenso (atrás da Ásia e das Américas) e pode ser divida em cinco grupos, que são a África setentrional (ou do Norte), a Ocidental, a Central, a Oriental e a Meridional.

E foi rumo a África Oriental que pudemos passar rapidamente pela África do Sul e chegar à Moçambique, experimentando as cervejas típicas destas regiões e povos.

O setor de Indústrias de Moçambique é pouco desenvolvido, mas está mudando este cenário, atraindo novos investimentos. O setor de bebidas, particularmente o de cervejas, é considerado auto-suficiente, atendendo com segurança a crescente demanda do país.

Em Moçambique, as palavras 2M e Laurentina soam familiares, sendo a marca 2M a marca de grande consumo no país, ambas produzidas pela CDM - Cervejas de Moçambique, uma subsidiária da SABMiller.

São cinco as cervejas que mais facilmente encontramos por lá:

  • 2M (eles pronunciam “Dôxeme”)
  • Laurentina Clara
  • Laurentina Preta
  • Laurentina Premiun
  • Manica

A 2M é uma Pale Lager encontrada na pressão, lata e em garrafa. De todas é a que possui menor preço. Dita como a de preferência nacional. Nós da ABRADEG confessamos que ao degustá-la percebemos aromas de frutas, milho e algo metálico não muito bom, principalmente nas versões em garrafa. Na pressão ela se mostrou mais suave e agradável, mas, para nós, bem inferior às Laurentinas. Espuma de boa formação e duração. A Manica é muito semelhante a 2M, só que mais fraca em corpo e mais lupulada.

Já a Laurentina Clara apresenta uma coloração dourado clara, um amargor notável e se mostra muito bem harmonizada. Espuma de boa formação e duração. A Laurentina Premium se diferencia por sua coloração bem dourada, excelente espuma e uma notável adição de lúpulo. Muito refrescante e agradável.

Mas a que achamos muito interessante foi a Laurentina Preta, uma excelente Dunkel. A cor é um agradável marrom-escuro e a espuma é generosa com excelente formação e duração. Gosto é de maltes torrados muito marcantes. O aroma de malte torrado e um pouco de caramelo queimado. Médio corpo rígido com malte torrado, alcaçuz e chocolate.

Em 2009 a "Laurentina Premium" recebeu a medalha “Grand Gold” no Concurso Internacional de Qualidade Monde Selection, realizado na Bélgica. Em 2008 a cerveja "Laurentina Preta" já havia obtido uma medalha de ouro atribuída por este prestigiado Instituto de Qualidade Europeu.

Por sorte pudemos presenciar a inauguração de nova fábrica. A empresa Cervejas de Moçambique (CDM) inaugurou uma nova fábrica na cidade de Nampula, com uma capacidade anual para produzir 430 mil hectolitros de cerveja, o que corresponde a 6,5 milhões de caixas por ano.

Moçambique tem seu hábito de consumo de cerveja bem próprio e típico.

Agradecemos aos degustadores André Meliande, Maikon Zeppe e nosso presidente Marcelo Cerqueira, que acompanharam todas as degustações locais e ajudaram a avaliar com empenho cada cerveja apresentada.

"Yá" Moçambique!!!

0 comentários: