Painel Setorial - Qualidade e Competitividade do Setor Cervejeiro no Brasil

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Rio de Janeiro, 26 de Agosto de 2010

O Inmetro, órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior, promoveu mais um Painéis Setoriais, desta vez voltado para o Setor Cervejeiro.

O evento incluiu os setores públicos, acadêmicos, privados e consumidores. Ocorreram amplas discussões, visando identificar os caminhos para alcançar a qualidade de produção, propiciando ajuda mútua e fazendo com os produtores identifiquem no Inmetro um Instituto de pesquisa que pode impulsionar projetos que satisfaçam o setor produtivo, sempre com foco no consumidor.

As discussões tiveram foco na Qualidade e Competitividade do Setor Cervejeiro no Brasil, onde foram abordados aspectos importantes pela indústria, consumidores e pelos Órgãos controladores e reguladores, entre eles o ministério da Agricultura (MAPA) e o Ministério da Ciência e Técnologia (MCT). A inovação foi um tema bastante abordado.

Por sua ação representando os consumidores brasileiros, a ABRADEG teve um papel de destaque através de uma clara e evidente exposição feita pelo presidente da ABRADEG, Sr.Marcelo Cerqueira. Além de reafirmar o papel único da associação e agradecer as parcerias que têm sido formadas com os governos federais e estaduais, Cerqueira destacou aspectos importantes sobre as preferências de consumo de cerveja e sobre mudanças importantes que são desejadas pelos consumidores Brasileiros.

Ele ressaltou a importância de dar prosseguimento no projeto já iniciado pela ABRADEG de criar no Brasil uma Academia Brasileira de Cerveja. Este aspecto já tem apoio do governo federal e foi destacado pelo Secretário do MCT, Dr.Ronaldo Mota.

Outro ponto importante foi o apelo dos consumidores quanto ao aumento de fiscalização, alterações classificatórias e em rótulos, fatores que seguem tendências globais e também requisitadas por outras associações congêneres internacionais.

Durante o debate, representantes de micro-cervejarias de SP e RJ, acadêmicos, distribuidores, importadores e consumidores, fizeram abordagens muito importantes, contribuindo bastante para o evento.

Já nas primeiras semanas de Setembro de 2010 a ABRADEG estará se reunindo junto ao MAPA e outros órgãos governamentais para evoluírem os assuntos tratados no Painel Setorial.

O evento foi único e foi visto como um marco para o setor no país.

0 comentários: