A CERVEJA NO CASTELO DO VINHO

segunda-feira, 19 de abril de 2010



Olá amigos e associados!

Primeiro gostariamos de nos desculpar pela demora nos posts, a semana foi mais corrida do que o normal por conta do evento e tivemos um problema técnico no blog por conta do desenvolvimento da base de degustações.
Então, vamos falar sobre o evento.

A preparação

Foram em média três meses desde o primeiro contato, passando por várias degustações píloto com a nata dos degustadores de vinho da casa. Destes encontros montamos uma apresentação base que foi simplificada inúmeras vezes para permitir atingir nosso principal objetivo: Uma palestra cheia de informação mas não cansativa nem tão pouco intimidadora.
Logo de cara passamos pelo crivo do responsável pela casa Marcelo Terra e pelo renomado sommelier Luiz Augusto. A este último coube avaliar nosso treinamento com seus anos de experiência e a nós coube convencer um experiente profissional do vinho que a cerveja pode ser um prazer a altura sem concorrer nem tomar lugar do vinho.

A Casa

Falamos acima do tal Castelo do Vinho. Mas qualo motivo de escolher esta casa específica?


  • A casa é antes de tudo um espaço neutro por não ser do ramo de cervejas especiais
  • Desbravar o mundo do vinho trazendo o apoio de seus profissionais experientes e a participação de estudantes já avançados na arte da degustação colocando a cerveja no mesmo patamar do preferido de Baco
  • A beleza e imponência do ambiente, aliado a elegância do seu restaurante daria o tom que queremos aos nossos eventos
  • Sermos recebidos pela maior casa de vinhos no Brasil nos dá o respaudo e a certeza que nosso trabalho atingiu o alto padrão de qualidade desejado
  • A tradição: A Adeega Ramos data da década de 50 e o Castelo funciona desde 2002

Um apoio especial

Durante a elaboração do evento recebemos a ajuda de algumas pessoas mas queriamos alguém especial, alguém que fosse profissional e livre de vício de mercados. E mais, alguém que para os associados fosse de fato um expert.
Nesse desejo fizemos contato e para nossa surpresa conseguimos o apoio de Marco Falcone que se encantou com nossa propsta e ofereceu total apoio aos nossos objetivos.

O dia D

O Castelo do Vinho estava arrumado para uma noite de gala com direito a exposição das cervejas na entrada do restaurante. Do Marcelo Terra veio de presente um pianista para tocar ao vivo antes do evento e do Giovanni Calmon trufas para harmonizar com a última cerveja, uma surpresa do palestrante Marco Falcone, a Falke Ouro Preto. Em média 30 pagantes chegaram aos poucos e tomaram seus lugares.

Iniciamos a palestra e esta decorreu como esperado, intercalando a participação da ABRADEG e do palestrante que deu um show de conhecimento cervejeiro.
Na platéia surgiram as primeiras perguntas do sommelier Luiz Augusto que fez um interessante paralelo entre vinho e cerveja, participaram ativamente também representantes da ABS e o Sergio da Colorado presente na primeira fileira.

Chegaram então as primeiras cervejas e lutamos para que os 5 garçons dessem conta do serviço adequadamente, afinal, foi o primeiro evento de degustação de cerveja e tivemos que treinar e demonstrar o ritmo do evento. Aos poucos este ritmo foi se acertando.

Na Colorado Demoiselle fizemos uma merecida homenagem ao Ricardo Rosa, presente na ocasião, que deu uma brilhante explanação sobre sua criação.

A descontração deu um toque especial já que as mesas, todas juntas, falavam efusivamente sobre as cervejas degustadas. Ao fim da palestra recebemos inesquecíveis agradecimentos dos envolvidos e do palestrante e demos a este sua carteira de membro da associação, presente que foi aceito com bastante carinho.

Não pensem que o evento acabou por aí pois, ao som de muito Jazz, o Castelo nos brindou com um replay de algumas das cervejas degustadas. Os associados mais frequentes continuaram no restaurante até quase 2 da manhã comemorando o nosso sucesso!

Conclusão

O evento foi um total sucesso embora as grandes barreiras que enfrentamos por escolha própria já que preferimos um evento profissional e idôneo a simplesmente exibir quantidade de participantes.
Conseguimos realizar um evento de alto nível com ingresso a apenas R$ 40,00, fartura de bebidas e preços promocionais para as compras no dia.O que prova que é possível ter qualidade e um custo justo.
Tivemos alguns erros? É claro, mas nada que impacte os participantes e não fosse prontamente corrigido. Tendo em vista que temos poucos parâmetros para eventos do tipo entendemos que demos um passo bastante largo.

Agradecemos a todos que fizeram deste dia um dia tão especial!
Vemos vocês no próximo evento!

0 comentários: