Tendências da nossa Cerveja na visão da Bistronomia

terça-feira, 7 de maio de 2013

Yves Camdeborde no Masterchef
Yves Camdeborde: "A boa gastronomia é acessível a todos."
A cerveja especial que sempre existiu tímida e quieta, hoje pode ser flagrada em diversas matérias de jornais, revistas e na televisão, virando uma verdadeira vedete da gastronomia brasileira. E para apimentar as coisas, existe muita gente querendo elitizar a cerveja, tanto para aumentar as margens de lucro como para se inserir no imenso mundo da alta gastronomia pela porta dos fundos, já que ainda são poucos os chefs no Brasil que usam a cerveja com intensidade, seara em que que o vinho tradicionalmente ocupa espaço como principal bebida de harmonização.

Isso tem dado um verdadeiro nó na cabeça dos consumidores de cervejas. Preocupados com isso, resolvemos apresentar aos consumidores algumas tendências mundiais e demonstrar uma outra face da moeda para reflexão.

Você já ouviu falar em Yves Camdeborde? E em Bistronomia?

Yves Camdeborde
Bistronomia (ou Bistronomique) é a fusão francesa dos termos Bistrot e Gastronomie, um movimento gastronômico criado na França em 1992 pelo chef Yves Camdeborde quando abriu em Paris o La Regalade. Este bistrot quebrou todos os moldes e tabus e foi o primeiro a servir comida boa, criativa e ambiciosa a preços modestos, que hoje variam de 10 a 45 euros em Paris. Atualmente este movimento inspira uma legião de Chefs pelo mundo.


Por sua criativa, benéfica e audaciosa revolução, Yves é reconhecido mundialmente, sendo considerado o principal jurado francês do famoso programa de TV Masterchef.

Em uma entrevista, Yves mencionou três fases que são muito marcantes:
  • "O prazer de comer e beber bem não pode ser elitizado."
  • "A boa gastronomia deve ser acessível a todos."
  • "Discordo da Ideia que diz que, por ser uma arte, tem que ser elitizada."

Com a crise mundial este movimento está se expandindo pelo mundo todo, afinal quem não quer comer e beber bem a bom preço? Na França existe até um guia chamado Petit Restô du Grands Chefs.

Em São Paulo (SP) já estão aparecendo alguns estabelecimentos com as características acima, até mesmo com inspiração italiana já que o movimento é muito forte também na Itália, Espanha e Japão.

Em Vitória (ES), o restaurante Aleixo antenado neste importante movimento mundial criou a Quarta da Bistronomia, onde, num ambiente mais simples do restaurante, como a delicatessem e a varanda, servindo um menu bistronômico que muda mensalmente.

Em Niterói (RJ) o Empório Carlsson possui um requintado cardápio gastronômico para harmonizar com a imensa variedade de rótulos de cervejas presentes na casa, que é muito bem montada.

Se a gastronomia mundial vêm cedendo a esta tendência, será que estaríamos certos se elitizarmos tanto o papel da nossa cerveja? Vamos lembrar que a cerveja sempre agradou a massa trabalhadora, popular e, em milhares de anos, não teve substituta.

Bem, esta é uma linha de pensamento e de conduta. O outro extremo, que poucos querem ver.

0 comentários: