As vencedoras do Concurso de 2012

quarta-feira, 21 de novembro de 2012


A Terceira edição do Concurso Brasileiro de Cervejas foi um sucesso e ocorreu no dia 10 de Novembro de 2012, no Rio de Janeiro, mantendo a busca pelas melhores cervejas na opinião dos consumidores e, ao mesmo tempo, oferecendo às cervejarias que acreditam em seus produtos  uma oportunidade de aumentar mercados.

O concurso foi realizado no Benditho Bar, no polo gastronômico da Tijuca, e é considerada umas das casas com maior variedade de rótulos, chegando a ter disponível mais de 400 opções para o consumidor.

Seguem os Resultados finais:

Marca Produto Novo Medalha
BierBaum Diabólica Pale Ale Pale Ale Ouro
Wensky Beer Drewna Piwa Old Ales Ouro
Rofer IPA IPAs Ouro
Karavelle IPA IPAs Prata
Peripecia Tripel Tripel Ouro
BierBaum Gold Premium Lager Ouro
BierBaum Lager Pilsner Ouro
Röter Pilsen Pilsner Prata
Dortmund Pils Pilsner Bronze
BierBaum Bock Bocks Ouro
Rasen Dunkel Dunkel Ouro
Lund Munich Dunkel Dunkel Prata
Búzios Armação Dunkel Bronze
Rofer Vienna Lager Viennas Ouro
Röter Vienna Marzen Viennas Prata
Wensky Beer Vienna Lager Viennas Bronze
Basement Tony Festival Oktoberfest Ouro
Dortmund Nostradamus Sweet & Milk Stouts Ouro
Karavelle Barba Negra Dry Stout Ouro
Wensky Beer Baltic Porter Russian Imperial Stout Ouro
Dortmund Schloss Witbier & Blanche Ouro
BierBaum WEISS HELLES Weizen/Hefeweiss/Hefeweizen Ouro
Röter Weiss Weizen/Hefeweiss/Hefeweizen Prata
Dama Bier Summer Lady Weizen/Hefeweiss/Hefeweizen Bronze
BierBaum Weizenbock Weizenbock Ouro
Casa do Fritz Red Ale c/ Beterraba Cervejas com Vegetais (Beet Beers) Ouro
Rasen Bagal Brown Ales Ouro
Peripecia Amber Ale Amber Ale Ouro
Casa do Fritz Amber Ale Amber Ale Prata
Rasen Amber Ale Amber Ale Bronze
Röter APA American Pale Ale Ouro
Basement California Golden Ale American Pale Ale Prata
Karavelle Keller Keller Ouro
Karavelle Red Ale Red Ale Ouro



 Para todas perguntas da Mídia, por favor contatar pelo correio info@abradeg.com.br.

Sucesso Total no Concurso 2012

terça-feira, 13 de novembro de 2012

No último Sábado, 11 de Novembro de 2012,  ocorreu no Benditho Bar, considerada a melhor casa de cervejas especiais do Polo Gastronômico da Tijuca, no Rio de Janeiro, a Terceira Edição do Concurso Brasileiro de Cervejas, promovido anualmente pela ABRADEG, aonde as cervejas inscritas são experimentadas por consumidores de todos os níveis de conhecimento, visando consagrar as cervejas e cervejarias comprometidas com a qualidade e que buscam ouvir do consumidor.

Além de consumidores em geral, este ano o concurso contou com a participação de nomes notórios do mundo cervejeiro, como os premiados Cervejeiros Artesanais Pedro Aliperte e Eduardo Machado, além dos Bier Sommeliers Alexandre Carlsson, Paulo Melo e Luciana Maranhão, que somaram muito ao evento. Participou como jurada a prestigiada cervejeira Maíra Kimura, com experiência internacional adquirida em cervejarias da Inglaterra.

"A cerveja é isso! Só une e agrega, ainda mais em um evento em que o principal objetivo é ouvir aquele que mais busca qualidade na cerveja: O consumidor", Disse Marlon Honório, organizador e diretor da associação.

Segundo o Vice-Presidente Pedro Padilha, "o concurso foi um sucesso e este ano houve a participação de mais de 50 rótulos de diversos estilos, o quê mostra a aproximação crescente da indústria ao consumidor. Antes se produzia e havia uma tentativa de convencer o consumidor, mas agora, finalmente, a indústria comprometida já visualiza que ouvir o consumidor é melhor."

Já foram computados os mais de 9000 dados colhidos no evento e ainda nesta semana serão apresentados os resultados oficiais.

É a voz do consumidor presente mais uma vez!

Parabéns a todos os participantes e jurados!


III Concurso Brasileiro de Cervejas

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A Associação Brasileira de Degustadores de Cerveja (Abradeg) realizará em 10/11/2012, o III Concurso Abradeg de cervejas comerciais nacionais e internacionais. 

O concurso tem servido como um laboratório, mostrando tendências e buscando opiniões e sugestões dos consumidores. Algumas cervejarias que participaram dos anos anteriores ajustaram seus rótulos e produtos usando as opiniões dos consumidores, e o sucesso tem sido absoluto, o quê pode-se ver nas conquistas de premiações técnicas em diversos outros concursos.

O objetivo da associação, através desse concurso, é buscar a opinião direta do consumidor em seus diversos níveis, fomentar a arte da degustação de cervejas com responsabilidade, bem como aproximar fornecedores de outros países de importadores e distribuidores brasileiros. Com a iniciativa espera-se aumentar a oferta e a variedade de cervejas disponíveis para o consumidor brasileiro e, consequentemente, estimular à venda no mercado nacional. 

As cervejas brasileiras não estarão sozinhas. Amostras de cervejas de outros países estarão presentes, porém concorrendo em categorias separadas. 

Nos últimos 2 anos já participaram do concurso cervejarias brasileiras da mais alta qualidade, como OPA, Karavele, Bier Baum, Zehn Bier, Mistura Clássica, Búzios, Lund, Ransen Bier, St.Gallen, Terezópolis e outras, sendo realizadas mais de 620 apontamentos diretamente pelos consumidores, premiando 38 produtos de alta qualidade para o consumidor.

As cervejas participantes serão avaliadas por um júri formado por consumidores, membros da associação, sommeliers e convidados. Mas a chance de provar estas cervejas não estará restrita aos jurados. 

Inscrições pelo info@abradeg.com.br

Uma análise do 4º Festival Brasileiro da Cerveja - A confirmação do consumidor

segunda-feira, 26 de março de 2012

Otávio da Karavelle comemorando
mais uma conquista
O 4º Festival Brasileiro da Cerveja - 2012 finalizou no sábado (24/03) com saldo altamente positivo. Em quatro dias, o público conferiu cerca de 500 rótulos da bebida, apresentados em mais de 80 estandes no Setor 2 do Parque Vila Germânica. Também saboreou diversidade gastronômica e se divertiu com grupos musicais de diferentes estilos.

Em quatro dias, o festival reuniu 22.509 pessoas, sendo que o dia mais movimentado do evento foi no sábado, dia 24. No último dia, 9.343 pessoas visitaram o pavilhão.

Junto com o festival, ocorreu The Great South Beer Cup pela primeira vez no Brasil, que e teve o objetivo de difundir as melhores cervejas da região; premiar as cervejas exemplares com medalhas de bronze, prata e ouro; e expandir o conhecimento de estilos da bebida.

O júri foi formado por experts no assunto, entre someliers, produtores e membros do Beer Judge Certification Program (BJCP) do Brasil, Estados Unidos, Chile e Argentina.

Os premiados irmãos Zanini
Para os associados da ABRADEG que estiveram presentes o evento foi um marco de CONFIRMAÇÃO do consumidor, pois 4 cervejarias também participantes do Concurso Brasileiro de Cervejas de 2011 organizado  anualmente pela ABRADEG, aonde, ao invés de especialistas, é o consumidor quem julga as amostras, as 4 também foram premiadas e com premiações semelhantes. 

"Isso é a confirmação que o consumidor está adquirindo um grau de maturidade alto no que tange a cerveja. Hoje o consumidor sabe muito bem o quê quer saborear, por isso os resultados começam a se assemelhar" citou o presidente da Associação, Marcelo Cerqueira.

Outra observação feita pelo presidente foi que "muitos associados presentes comentaram comigo durante o evento sobre a qualidade e o grau de inovação das cervejarias iniciantes, trazendo sabores mais brasileiros, fugindo do padrão tradicional e tentando envolver imagem e misture de ingredientes puramente brasileiro".

Um brinde a todos os ganhadores e aos organizadores, que realizaram um evento maravilhoso, rico em experiências novas!

Saúde e Paz!

Festival Brasileiro de Cerveja - Edição 2012

domingo, 4 de março de 2012

De 21 a 24 de março, Blumenau (SC) recebe pela primeira vez a South Beer Cup, competição que reúne as melhores cervejas da América do Sul julgadas por alguns dos melhores juízes da bebida no mundo. O evento acontece em paralelo à quarta edição do Festival Brasileiro da Cerveja.
Marcelo Cerqueira, presidente da ABRADEG estará no evento e, diz que é muito importante a realização e internacionalização do evento. “Com a realização do South Beer Cup, o Festival passa a ser um dos mais renomados eventos do segmento no país”, afirma.


"O importante é que a indústria não se esqueça que o Brasil é imenso e ainda há dificuldade de logística e consequentemente de participação de muitas cervejarias espalhadas pelo país, mas que o evento seja uma amostra do potencial do consumidor neste setor, que busca novos sabores e experiências com a degustação de boas cervejas", diz Marcelo. 
A South Beer Cup analisará 23 estilos de cervejas. A previsão é de mais de 400 rótulos inscritos. O valor da inscrição é de R$ 145,00 para um estilo e mais R$ 70,00 por estilo adicional. As amostras podem ser enviadas para o Empório Vila Germânica. Mais informações e inscrições estão disponíveis no site www.southbeercup.com.
Festival Brasileiro da Cerveja
A quarta edição do Festival Brasileiro da Cerveja acontece entre 21 a 24 de março, no Parque Vila Germânica em Blumenau (SC). Serão mais de 80 estandes entre cervejeiros artesanais e caseiros, além de uma praça de alimentação com seis restaurantes.

Até o início de Março já eram contabilizadas a participação de mais de 80 associados da ABRADEG de diversas localidades no país, o quê demonstra que o consumidor brasileiro quer cada vez mais viver a experiência da degustação de cervejas especiais e de qualidade.
Acontecem paralelos ao evento a primeira edição competitiva do BeerFilm Festival e a South Beer Cup.
http://festivaldacerveja.wordpress.com/2012/01/26/definida-programacao-musical-do-4o-festival-brasileiro-da-cerveja/