Uma análise do 4º Festival Brasileiro da Cerveja - A confirmação do consumidor

segunda-feira, 26 de março de 2012

Otávio da Karavelle comemorando
mais uma conquista
O 4º Festival Brasileiro da Cerveja - 2012 finalizou no sábado (24/03) com saldo altamente positivo. Em quatro dias, o público conferiu cerca de 500 rótulos da bebida, apresentados em mais de 80 estandes no Setor 2 do Parque Vila Germânica. Também saboreou diversidade gastronômica e se divertiu com grupos musicais de diferentes estilos.

Em quatro dias, o festival reuniu 22.509 pessoas, sendo que o dia mais movimentado do evento foi no sábado, dia 24. No último dia, 9.343 pessoas visitaram o pavilhão.

Junto com o festival, ocorreu The Great South Beer Cup pela primeira vez no Brasil, que e teve o objetivo de difundir as melhores cervejas da região; premiar as cervejas exemplares com medalhas de bronze, prata e ouro; e expandir o conhecimento de estilos da bebida.

O júri foi formado por experts no assunto, entre someliers, produtores e membros do Beer Judge Certification Program (BJCP) do Brasil, Estados Unidos, Chile e Argentina.

Os premiados irmãos Zanini
Para os associados da ABRADEG que estiveram presentes o evento foi um marco de CONFIRMAÇÃO do consumidor, pois 4 cervejarias também participantes do Concurso Brasileiro de Cervejas de 2011 organizado  anualmente pela ABRADEG, aonde, ao invés de especialistas, é o consumidor quem julga as amostras, as 4 também foram premiadas e com premiações semelhantes. 

"Isso é a confirmação que o consumidor está adquirindo um grau de maturidade alto no que tange a cerveja. Hoje o consumidor sabe muito bem o quê quer saborear, por isso os resultados começam a se assemelhar" citou o presidente da Associação, Marcelo Cerqueira.

Outra observação feita pelo presidente foi que "muitos associados presentes comentaram comigo durante o evento sobre a qualidade e o grau de inovação das cervejarias iniciantes, trazendo sabores mais brasileiros, fugindo do padrão tradicional e tentando envolver imagem e misture de ingredientes puramente brasileiro".

Um brinde a todos os ganhadores e aos organizadores, que realizaram um evento maravilhoso, rico em experiências novas!

Saúde e Paz!

Festival Brasileiro de Cerveja - Edição 2012

domingo, 4 de março de 2012

De 21 a 24 de março, Blumenau (SC) recebe pela primeira vez a South Beer Cup, competição que reúne as melhores cervejas da América do Sul julgadas por alguns dos melhores juízes da bebida no mundo. O evento acontece em paralelo à quarta edição do Festival Brasileiro da Cerveja.
Marcelo Cerqueira, presidente da ABRADEG estará no evento e, diz que é muito importante a realização e internacionalização do evento. “Com a realização do South Beer Cup, o Festival passa a ser um dos mais renomados eventos do segmento no país”, afirma.


"O importante é que a indústria não se esqueça que o Brasil é imenso e ainda há dificuldade de logística e consequentemente de participação de muitas cervejarias espalhadas pelo país, mas que o evento seja uma amostra do potencial do consumidor neste setor, que busca novos sabores e experiências com a degustação de boas cervejas", diz Marcelo. 
A South Beer Cup analisará 23 estilos de cervejas. A previsão é de mais de 400 rótulos inscritos. O valor da inscrição é de R$ 145,00 para um estilo e mais R$ 70,00 por estilo adicional. As amostras podem ser enviadas para o Empório Vila Germânica. Mais informações e inscrições estão disponíveis no site www.southbeercup.com.
Festival Brasileiro da Cerveja
A quarta edição do Festival Brasileiro da Cerveja acontece entre 21 a 24 de março, no Parque Vila Germânica em Blumenau (SC). Serão mais de 80 estandes entre cervejeiros artesanais e caseiros, além de uma praça de alimentação com seis restaurantes.

Até o início de Março já eram contabilizadas a participação de mais de 80 associados da ABRADEG de diversas localidades no país, o quê demonstra que o consumidor brasileiro quer cada vez mais viver a experiência da degustação de cervejas especiais e de qualidade.
Acontecem paralelos ao evento a primeira edição competitiva do BeerFilm Festival e a South Beer Cup.
http://festivaldacerveja.wordpress.com/2012/01/26/definida-programacao-musical-do-4o-festival-brasileiro-da-cerveja/