Festival de Verão Cervejeiro no Rio de Janeiro

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Tarde de cerveja e harmonizações na diretoria ABRADEG

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010


Neste domingo a diretoria da ABRADEG se reuniu para debater sobre as próximas atividades da associação e como sempre aproveitamos para abrilhantar o momento com muita cerveja e boa comida para harmonizar.
No cardápio de petiscos tivemos:
- Biscoitos de batata e wasabi
- Torradas de ervas
- Geléias (mirtilo, morango com pimenta...)
- Queijo Gana Padano
- Salames e linguiça de pernil

O prato principal foi uma deliciosa costela no bafo preparada pelo diretor Honorato com maestria e horas de cozimento.


E as cervejas?


- 1 barrilete Heineken
- 1 barrilete Köstritzer
- 1 Barrilete Petra
- 1 garrafa de Saint Landelain
- 1 garrafa 3 Monts
- Algumas garrafas de medieval


Comentar garrafas como Medieval e 3 Monts seria chover no molhado, por isso chamo a atenção para os barriletes.


A Heineken em barrilete continua surpreendendo com o amargor equilibrado, leveza, refrescância e aroma herbal bem combinado para um dia de calor como ontem. A pressão do barrilete esta bem adequada e a manutenção da temperatura não foi um bicho de 7 cabeças.


A coloração e a permanência do colarinho também chamaram a atenção. Sendo assim, ela chega a ser até mais do que justa tendo em vista a acessibilidade + custo + benefício (equação primordial para quem compra cerveja).
No quesito harmonização o grande boom foi a descoberta do biscoito de wasabi feita pelo nosso Presidente Marcelo Cerqueira, o biscoito que se mostra agressivo de tão apimentado acabou por ser domado quando harmonizado com a cerveja Heineken. Com certeza é uma boa cerveja para servir os amantes da comida japonesa.

E vamos ao prato principal!




O querido diretor Honorato que nos recebeu em sua casa preparou uma deliciosa costela bovina no bafo. O tempero rústico com alho, pimentões e tomate maduro elevou o sabor defumado e adocicado da costela. Isso foi a deixa para a Köstritzer Schwarzbier.

O líquido escuro, com colarinho caramelado claro apresentou um forte aroma, sendo notável bala toffe, chocolate, caramelo, melado de cana, coco queimado... Na boca o adocicado é equilibrado por um toque e amargor de café e defumado.
Estes aromas e sabores combinaram em cheio com a gordura presente na costela, e o adocicado dos legumes utilizados para tempero. Para aumentar a complexidade juntamos a costela a geleia de morango com pimenta que deu ao prato um pouco mais de acidez e acertou em cheio o paladar de todos na mesa.
Enfim, uma tarde agradável entre amigos com variedades de alternativas para combinar e recombinar.


Para fechar com chave de ouro e relembrar o delicioso Padano deixamos os queridos leitores com um vídeo do famoso Garrett Oliver falando sobre queijo e cerveja.



Indispensável guia de harmonização do BeerAdvocate: http://beeradvocate.com/beer/style_pairings