Painel Setorial - Qualidade e Competitividade do Setor Cervejeiro no Brasil

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Rio de Janeiro, 26 de Agosto de 2010

O Inmetro, órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior, promoveu mais um Painéis Setoriais, desta vez voltado para o Setor Cervejeiro.

O evento incluiu os setores públicos, acadêmicos, privados e consumidores. Ocorreram amplas discussões, visando identificar os caminhos para alcançar a qualidade de produção, propiciando ajuda mútua e fazendo com os produtores identifiquem no Inmetro um Instituto de pesquisa que pode impulsionar projetos que satisfaçam o setor produtivo, sempre com foco no consumidor.

As discussões tiveram foco na Qualidade e Competitividade do Setor Cervejeiro no Brasil, onde foram abordados aspectos importantes pela indústria, consumidores e pelos Órgãos controladores e reguladores, entre eles o ministério da Agricultura (MAPA) e o Ministério da Ciência e Técnologia (MCT). A inovação foi um tema bastante abordado.

Por sua ação representando os consumidores brasileiros, a ABRADEG teve um papel de destaque através de uma clara e evidente exposição feita pelo presidente da ABRADEG, Sr.Marcelo Cerqueira. Além de reafirmar o papel único da associação e agradecer as parcerias que têm sido formadas com os governos federais e estaduais, Cerqueira destacou aspectos importantes sobre as preferências de consumo de cerveja e sobre mudanças importantes que são desejadas pelos consumidores Brasileiros.

Ele ressaltou a importância de dar prosseguimento no projeto já iniciado pela ABRADEG de criar no Brasil uma Academia Brasileira de Cerveja. Este aspecto já tem apoio do governo federal e foi destacado pelo Secretário do MCT, Dr.Ronaldo Mota.

Outro ponto importante foi o apelo dos consumidores quanto ao aumento de fiscalização, alterações classificatórias e em rótulos, fatores que seguem tendências globais e também requisitadas por outras associações congêneres internacionais.

Durante o debate, representantes de micro-cervejarias de SP e RJ, acadêmicos, distribuidores, importadores e consumidores, fizeram abordagens muito importantes, contribuindo bastante para o evento.

Já nas primeiras semanas de Setembro de 2010 a ABRADEG estará se reunindo junto ao MAPA e outros órgãos governamentais para evoluírem os assuntos tratados no Painel Setorial.

O evento foi único e foi visto como um marco para o setor no país.

Belgian Beer Festival

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Adicionar legenda

A ABRADEG tem a honra de trazer ao conhecimento do público que nos acompanha uma empreitada que realmente julgamos ser digna do que deve ser feito no Brasil para fomento do mercado e cultura cervejeira: O Belgian Beer Festival.

O festival acontecerá no Rio de Janeiro, no dia 30 de Outubro de 2010, diante de um maravilhoso cartão postal da Cidade Maravilhosa e dentro de um luxuoso e aconchegante barco ancorado no Porto do Rio de Janeiro.

O evento foi concebido pelo renomado cervejólogo Belga Xavier Depuydt, que na opinião de Marcelo Cerqueira, Presidente da ABRADEG ele é “o empresário que mais abriu portas para cervejas especiais no país e que continua inovando e melhorando o mercado com suas ações. Muita gente fala, mas ele faz!”.

Para os apaixonados por cervejas especiais, esse será um evento memorável e imperdível.”, diz Marcelo Cerqueira que reforçou a importância da participação dos degustadores de cerveja em todos os seus níveis de conhecimento, além de demonstrar como o Rio de Janeiro é vanguarda em tudo que se refere a cerveja no país.

O festival apresentará um maravilhoso Buffet disponível e será regado a maravilhosos chopes e cervejas belgas, dentre os quais destacam-se as cervejas e chopes Hoegaarden, Leffe, Stella Artois e o maravilhoso e exclusivo chope Kriek Bele-Vue.

A ABRADEG realmente recomenda esse evento e lembra: Para você que deseja participar, lembre-se de não ir de carro. O acesso é fácil, feito via ônibus ou táxi. Para os visitantes de fora vale ressaltar que o Porto do Rio de Janeiro é cerca de 2 km da rodoviária da cidade e cerca de 4 km do Aeroporto Santos Dummont.

Não perca e junte-se ao time da ABRADEG que estará presente no evento.

Mais informações no site: www.belgianbeerfestival.com.br

Resultado do Concurso Brasileiro de Cervejas

domingo, 1 de agosto de 2010

A primeira edição do Concurso Brasileiro de Cervejas (CBC) ocorreu dia 24 de Julho no Rio de Janeiro, no tradicional bairro de Ipanema. A maravilhosa casa casa Buena Beer fechou seu dia exclusivamente para o evento. Um dos motivos da  nova casa de cervejas especiais prometer incrementar o cenário da cerveja especial no Rio de Janeiro.

O corpo de jurados foi representado por membros da ABRADEG e pelo público aberto, que ficou livre para escolher suas preferências, uma vez que o Concurso não visava colocar "uma cerveja contra a outra", mas de premiar as cervejas que tivessem um conjunto de atributos que melhor agradassem o consumidor.

No início do concurso houve uma palestra elucidando a dinâmica do concurso, expondo as regras, de forma que o concurso ocorreu dentro do tempo previsto e se mostrou um sucesso.

Um dos jurados, Sérgio Pinto, comentou: "Foi um feito maravilhoso deixar nós consumidores expormos o quê gostamos, pois nem sempre a opinião de especialistas é o melhor para o consumidor, ainda mais se for um iniciante neste universo da cerveja".


A premiação final, respeitando nacionalidade e estilos, ficou:
Chopp Nacional  Pilsen - Chopp Karavelle (SP) - Ouro
Cerveja Nacional Pilsen - OPA Bier Pilsen - Ouro
Cerveja Nacional Pilsen - Cidade Imperial Clara - Prata
Cerveja Nacional Pale Ale - OPA Bier Pale Ale - Ouro
Cerveja Nacional Weiss - OPA Bier Weizen - Ouro
Cerveja Nacional Dunkel - Therezópolis Ebenholz - Ouro
Cerveja Nacional Dunkel - Cidade Imperial Escura - Prata
Cerveja Nacional Porter - OPA Bier Porter - Ouro
Cerveja Importada Tripel - St.Fulliant - Ouro
Cerveja Importada Fruit Beer - Floris Fraise - Ouro

Este resultado serve de guia para os comerciantes que possuem dúvida sobre o quê comprar e oferecer em seus estabelecimentos, afinal é o resultado sacramentado pelos consumidores finais. A Floris Fraise obteve maior pontuação, monstrando-se uma tendência não trabalhada no Brasil: Fruit Beers. São cervejas delicadas, frutadas, adocicadas e para todas ocasiões.

A ABRADEG espera que o marcado releia estes resultados e examinem o quê podem nos oferecer de melhor. A Edição 2011 da preiação já está sendo elaborada e já aponta um número de participantes maior.

Segundo o presidente da ABRADEG, Marcelo Cerqueira "Todo primeiro concurso, seja do quê for, deve ser feito com muito cuidado, respeito e integridade. Assim o fizemos e plantamos esta semente do que está para aparecer nos próximos 3 anos no Brasil, onde veremos muitas mudanças no mercado de cervejas especiais".