Momento BeerTaste com a ABRADEG

domingo, 2 de maio de 2010

Em primeiro lugar gostariamos de pedir desculpas pela demora neste post, afinal, as últimas semanas foram bastante atarefadas e geraram avanços monstruosos para a ABRADEG. Avanços que comunicaremos aos poucos a nossos associados, amigos e parceiros. Aos poucos não por mero suspense, mas por conta de outros avanços e eventos acontecendo ainda na próxima semana. Sendo assim vamos iniciar com um post sobre o dia 20 de Abril, dia que festajamos junto a amigos e associados o indescritível:

#MOMENTOBEERTASTE !


Escrevemos assim pois a coisa toda começou com uma homenagem no Twitter onde fãs declarados deste bar descreveram seus momentos especiais na frente ou atrás do balcão.
Passou de tudo pelo nosso Twitter, desde gafes com celebridades a namoros escondidos, passando por muito mico e descriçoes de festas homéricas. Uma volta no Flickr do bar mostra um pouco deste clima:



A brincadeira acabou gerando um encontro onde abrimos algumas muitas cervejas maravilhosas (Duvel, Tripel Karmeliet, Maldith..) entre elas se destacaram duas, uma francesa e uma brasileira de nome francês. E é por esta que vamos começar:



O vídeo acima já mostra a delicadeza desta obra de arte, é um compilado do filme de 1967 que inspirou o nome desta cerveja.

Falamos primeiro do filme pois o rótulo de cara nos lembrou o dia que participamos de uma palestra com o mestre Falcone onde este de pronto notou e elogiou o jazz (Louis and Ella) tocado ao fundo. Para todos foi uma demonstração de preocupação com a cultura de uma forma geral, coisa de quem não faz só cerveja, faz arte.
Esta preocupação artistica deve ser notada nesta cerveja em especial já que a utilização do nome do filme abre a possibilidade de conexão entre as duas obras, o que é maravilhoso tendo em vista que muitas cervejas não ao trabalho de elaborar mais seus conceitos.


Algumas cervejas são boas, outras inesquecíveis; Poucas são lendas.


Com 3 anos de empenho as 150 garrafas (cobiçadas e comentadas, por isso lendas já em seu nascimento) foram maturadas e acrescidas de suco de Jabuticaba,sendo fermentadas por mais 10 dias com novo fermento.
Feminina, a cerveja que choca por sua complexidade, traz a capacidade da Jabuticaba de ser doce e ao mesmo tempo ácida; não enjoativa. Remete um pouco a alguns moscatéis mas não traz um doce tão sobresaltado, criando um equilíbrio louvável.

O aroma fresco e salino com alguma casca de jabuticaba casa perfeito com o paladar evitando qualquer tipo de decepção na boca. O teor é de 4,5 mas o álcool quase não se faz notar. Vale lembrar também do roseado fosco particular em sua coloração com uma fina espuma em seu topo, que remete ao modo como esta cerveja passa delicada e sedosa pela boca.

Esta Lambic de certo vai surpreender aqueles que torcem o nariz frente a uma Cantillon, pois, sem trair o estilo, foge dos exageros e mostra a personalidade presente em tudo que é feito pelo mestre Marco Falcone

Os 3 montes


Outra pérola degustada neste dia entre amigos e associados foi a bière de garde francesa 3 MONTS. Tradicional cerveja deste estilo que é reconhecido como um estilo de guarda criado e mantido por produtores rurais, é de difícil acesso principalmente na américa do sul e veio na mala do nosso presidente Marcelo Cerqueira quando fez sua última caçada pela Europa.

No copo a cerveja já mostrou para que veio com coloração dourada, límpida e clara chamava a atenção pela apresentação quase solar com seu colarinho seguro, branco e comedido formando um laço com as bolhas bastante presentes subindo mesmo depois de muito tempo no copo.

No nariz frescor de ervas e aromas de anis não muito gritantes. Traz notas de cravo e referências a terra que conectam bem a temática rural.

Bom retrogosto, sabor marcado pelo maltes, especiarias e baunilha com nuances de nozes e macadâmia. O lúplulo equilibra bem com o malte e dá um sabor picante bem fácil de notar.


Enfim, uma cerveja que lembra a terra na primavera, moinhos, árvores e montes ao longe. (esta frase final é uma homenagem ao Leonardo Oliveira do BeerTaste)