St. Patrick's day (ou motivo para tomar uma stout)

segunda-feira, 15 de março de 2010

Salve pessoal!
Sei que muita gente já postou sobre o dia de ST. Patricks, dia do santo que levou o evangelho a Irlanda e depois virou pretesto para tomarmos nossa cerveja. Sendo assim, tentamos colocar aqui algumas fotos do dia do trevo e também algumas boas cervejas para experimentar nesta quarta-feira (17/03). Sendo assim, é só vestir verde e preparar o copo!

Esse é o rio Chicago em Chicago (Não brinca!) que todo dia 17 recebe corante verde (não, não é photoshop)
Olha a animação desse coroa na festa de St. Patricks em Seoul (Dá uma cerveja pra ele!)

E a cerveja ?

A cerveja oficial do St. Patrick's day é do estilo irish stout (conhecida também como dry stout), sendo a Guiness a mais popular desta categoria e também por sua popularidade a mais vinculada aos festivais de St. Patrick's day. Segue abaixo um guia para você escolher qual a stout combina mais com seu gosto:

Irish stout:

A stout padrão; colarinho branco, espesso, cremoso e duradouro. Bem escura tem aromas tostados, café e chocolate. Encorpada e amarga na boca tem sabor bastante característico.

Exemplos:
Sweet Stout, Milk Stout, Cream Stout or Oyster Stout:

Mostrando que a stout também pode ter ricos sabores adocicados, esta categoria das stouts é uma armadilha pra quem bebe achando que, por ser doce, não vai pirar no fim da noite. O adocicado em contraste com o amargo do lúpulo e a cevada escura formam uma cerveja complexa.

Exemplos:
Oatmeal staut:

A stout de farinha de aveia é o meio termo entre os dois tipos acima, sendo uma ótima cerveja para quem nunca bebeu uma stout. Traz um colarinho bastante característico, sedoso, agradável na boca e duração bastante duradoura.

Exemplos:

Foriegn Extra Stout, Tropical Stout or Extra Stout:

Na mesma maneira que a Índia Pale Ale foi fabricado com mais lúpulo e álcool para sobreviver ao transporte para a Índia. Com os sabores mais amplos e álcool muito forte em geral.

Exemplo:

American stout

Stouts americanos tendem a ter uma presença mais acentuada de malte torrado com uma nítida impressão de café, quase ácida. O lúpulo norte-americano "citrusy" também é um fator importante para as características deste estilo.

Exemplos:
Russian imperial stout:

Esta é a stout das stouts. Com muitos sabores e aromas intensos, como o café, frutas, chocolate escuro, grão queimado e groselha. Normalmente com o maior teor e sabor de álcool. Com bastante complexidade, pode ser envelhecida e quase sempre uma espuma intensa.

Exemplo:
E eu como com o que?
  • Carnes assadas, principalmente carneiro
  • Ostras
  • Sorvete (sim, dizem que uma colher de sorvete dentro de uma stout combina muito bem)

E a tal da cerveja verde?

Essa é a tal da cerveja verde!

Muita gente pensa que a cerveja verde consumida no dia de St. Patricks obedece uma receita especial para sua coloração mas o que acontece na maioria dos casos é a mistura da cerveja ou chope com corante comestível ainda no copo. A coisa é simples, pingue o corante no fundo do copo e jogue a cerveja depois. Muitos ainda misturam ainda com licores verdes e os menos puritanos ainda preparam "blends" coloridos de cerveja. Blend de cerveja ?!
Sim! Coloque calmamente uma boa pale ale no fundo do copo e depois complete com calma com sua stout preferida, a stout vai ficar flutuando por cima e provocar um colorido especial. Experimente variações com outras cervejas deste estilo.

Fontes que usamos: Wikipedia e About Beer

0 comentários: