Curiosidades sobre a cerveja no Brasil

domingo, 14 de março de 2010




Primeira cerveja brasileira

"Cerveja Marca Barbante" foi a denominação genérica dada as primeiras cervejas brasileiras que, com sua fabricação rudimentar, tinham um grau tão alto de fermentação que, mesmo depois de engarrafadas, produziam uma enorme quantidade de gás carbônico, criando grande pressão. A rolha era, então, amarrada com barbante para impedir que saltasse da garrafa. Refrescante e de baixo teor alcoólico, a cerveja foi aos poucos conquistando popularidade no Brasil. Era também, conhecida como "cerveja de cordão" na região Nordeste.

Dom João, o primeiro degustador

A história da cerveja no Brasil teve início na época do Brasil colonial. A bebida demorou a chegar à colônia pois os portugueses temiam perder o filão da venda de seus vinhos. A chegada da cerveja ao Brasil ocorreu em 1808, trazida pela família real portuguesa de mudança para o território. Consta que o rei consumia muito a bebida

Desenvolvimento cervejeiro no Brasil

É considerado que o desenvolvimento cervejeiro no Brasil foi devido aos primeiros imigrantes que chegaram na região. A evolução ano a ano das indústrias na Colônia Blumenau, mostra que de 1856 a 1860 havia somente uma fábrica de cerveja, em 1861 haviam duas, de 1862 a 1865 eram três, em 1866 duplicou passando a seis, em 1867 já eram oito e em 1868 foi alcançada dez fábricas de cerveja. No ano seguinte, 1869, houve um declínio no número de fábricas de cerveja, chegando a não ter nenhuma fábrica e, a partir de 1870, reiniciou com uma. No período de 1871 à 1874 haviam duas fábricas de cerveja, em 1877 já haviam cinco, 1878 e 1879 contavam seis para encerrar a série em 1880 com nove fábricas de cerveja.

Mas o desenvolvimento cervejeiro não foi só exercido em fábricas. O grande impulso foi sempre executado domesticamente e principalmente pelas mulheres, já que a atividade de fabricação da cerveja era uma atividade tida como "de cozinha". Este produto artesanal não era destinado ao comércio e sim para o consumo das famílias. Isto facilmente se comprova através da historia da imigração no Brasil.

Primeiras fábricas

Quanto à(s) primeira(s) fábrica(s), o estudo dessa época é dificílimo, pois as fábricas não produziam cerveja com marca alguma e geralmente vendiam, em barris, para os depósitos (comércio que nem sempre era só de cerveja), onde era vendida de várias formas, às vezes engarrafadas e com rótulos próprios.

Levando chope no braço (Essa quem contou foi nosso amigo Padilha!)

Adolf Rumjaneck, sobrinho do fundador do bar Luiz e futuro dono, utilizava-se de seus dotes esportivos para introduzir o costume pelo consumo de chope: disputava na queda de braço com quem não quisesse beber o principal produto da casa e, em caso de vitória, o freguês podia beber o que quisesse por conta da casa, caso contrário teria que beber o chope e ainda pagar a conta. Contam que foi o braço forte do alemão um dos principais responsáveis pelo hábito carioca de beber chope.

Fonto: Bar Luiz e WikiPedia

0 comentários: