2010, o ano da transformação da cerveja no Brasil!

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

O ano de 2009 caracterizou-se por um ano em que a indústria e o comércio experimentaram, testaram e fizeram suas conclusões sobre o mercado de cervejas especiais no Brasil.


Entendam cervejas especiais como sendo as cervejas artesanais e as industrializadas, sejam estas de origem importadas ou nacionais. Temos o cuidado de chamá-las de especiais, pois são diferentes em estilo, sabores, cores e aromas das cervejas vendidas em larga escala no Brasil, na grande maioria lagers leves que são classificadas erroneamente como Pilsen.

Dentro deste cenário, somos o 4º mercado mundial em volume e o 9º em consumo per capta, com esta singela particularidade de termos, basicamente, 1 tipo de cerveja consumida em larga escala.

O que ouvimos no mercado é que "a cada 10 (dez), 8 (oito) viram consumidores frequentes de cervejas especiais e, pelo menos 3(três) se apaixonam e passam a estudar a arte de degustar e até mesmo produzir cervejas". É contagiante e íntimo para o Brasileiro, que pelo clima e costume tem a cerveja como uma tradição.

Só que o consumidor se perdeu com a chegada das importadas e com o crescimento abrupto de oferta de cervejas especiais, principalmente nos grandes centros, onde a renda e o consumo se concentram.

Por esta necessidade de organização conjunta do consumidor degustador, do mercado e da indústria foi concebida a ABRADEG após muito planejamento.

É válido lembrar que o "Beer Sommelier" vêm emergindo internacionalmente, e isso não pode ser banalizado. Sommelier é quem estuda tecnicamente o assunto, é quem dedica parte de sua vida para esta arte e profissão. Temos o dever e obrigação de defender isto, o quê explica a forte formação de alianças no mercado Brasileiro e no exterior visando proteger o verdadeiro "Beer Sommelier", que no Brasil entendemos serem poucos, quase raros, como a Cilene Saorin que eleva esta arte a níveis espetaculares.

O ano de 2010 está chegando e junto com ele o início das ações planejadas para atrair mais degustadores, levar e ampliar o conhecimento sobre degustação, enfim, fomentar o mercado de cerveja no Brasil.

Antes mesmo de ser lançada, muitas pessoas tem nos procurado para se associar, pois entendem que farão parte do grupo que vai mudar a história e variedade da cerveja no Brasil. E Vamos!

Contamos com seu apoio em 2010 para realizarmos uma grande mudança juntos. Que venha o ano novo com todos seus desafios!

Um FELIZ ano 2010 para todos os Degustadores de Cerveja no Brasil.

Presidência da ABRADEG